Após dias seguidos de um calor insuportável, cai a chuva sobre a grande capital. O indivíduo está no ônibus coletivo, desconfortável, apóia-se de forma incomoda sobre as grades diante da catraca, imediatamente ao lado do cobrador. Mais um dia. A temperatura dentro da lata de "sardinhas-humanos" vai aumentando: são mais de sessenta a uma temperatura de 36,5 °C. Ali, dentro, "humanos sardinhas" pagando um ALTO preço para circular por vias esburacadas, cheias de água, sendo obrigados a permanecer de pé, escorados, desconfortáveis, respirando um ar quente, pesado e opressor.
A *Mostra* "A Ilusão Paga Passagem" organizado pelo Coletivo FELCO Brasil enfoca as questões de transporte público e do acesso a cidade em Sete Sessões composta por filmes de origens distintas: produzidos por coletivos, movimentos sociais, até analistas e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. São postos para dialogar. O resultado é uma investigação sobre políticas públicas para o setor, das lutas populares (as "revoltas dos centavos"). Das formas de organizações, que são capazes de influenciar seus processos e do impacto do transporte para a vida nas cidades.
Procurando dar vazão a uma produção específica relacionada às questões de transporte público e direito à cidade, a fim de amadurecer e potencializar o debate sobre o tema será realizado esta mostra. A sua importância é acentuada neste momento, início de 2010, um momento de mobilização contra o aumento da PASSAGEM de ônibus na cidade de São Paulo, que traz reciprocidades muito frutíferas: a formação proporcionada na sala de cinema e nos seus debates e a ampliação do acesso a produções audiovisuais populares-militantes.
A partir das diferentes visões de cidade, a "A Ilusão Paga Passagem" pretende gerar discussões sobre um transporte totalmente gratuito, a atuação de movimentos sociais por direito ao transporte e à moradia e apresentar detalhes e as vivências dos cidadãos em meio às tumultuadas metrópoles.
Gostaríamos de convidá-los para uma mostra de cinema 'de outra classe' que montamos sobre transporte público e direito à cidade e que foi a nossa forma de colaborar com a luta contra o aumento da passagem dos ônibus em São Paulo. Ela será exibida nos próximos dias 1, 2 e 3 no Cine Olido e contará com um debate entre Estér Fér, co-realizadora de "Variante", e um representante do Movimento Passe-Livre de São Paulo.
São sete sessões bem bonitas que mostram a nova safra dos vídeos sobre cidade e transporte. Damos destaque para "O que se pode ver", do artista plástico Harun Farocki, que versa de um maneira surrealista sobre o nascimento das cidades e sua relação com o capital industrial e para "Municipalização dos Transportes em São Paulo", produção da extinta CMTC que fala sobre o processo da Prefeitura assumir o controle de várias linhas de ônibus na capital, além das "pílulas de catracaço civil" (pequenas aulas de desobediência nos transportes) com curtas do PlankaNu, movimento social que reivindica transporte gratuito na Suécia.
Também haverá exibições no cursinho popular Acepusp e no grupo de teatro Dolores, em São Paulo e em Campinas, São Carlos, Ribeirão Pires e Rio Claro.
Em breve você poderá ver a programação completa em www.felcobrasil.org
Email:: producao@felcobrasil.org
URL:: www.felcobrasil.org
fonte: Midía Independente
0 comentários:
Postar um comentário