Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Ideais totalitários influenciando a juventude

quarta-feira, 24 de março de 2010

Os ideais totalitários ainda se fazem presentes e vêm ganhando força por muitas partes do nosso país. Como se relacionam tais ideais com os jovens de hoje? Onde está o erro da sociedade para gerar esses pulsos de violência?

O pensamento totalitário, ainda presente na sociedade cria uma política de segregação social semelhante à política dos tempos áureos nazi-fascistas. A ideologia hitlerista influenciou não só a geração passada, mas ainda gera pensamentos agressivos nos jovens de hoje. Isso se deve ao fato de ser uma ideologia muito receptiva às pessoas que se encaixam no “perfil ariano”, já que essas terão o privilégio de serem reconhecidas como “superiores”, e tal pensamento conduzido a uma mente fraca e facilmente influenciável é um prato cheio para o começo da prática de um ódio racial.

Em relação ao comportamento social, vivemos num mundo onde a ideologia política de direita gera enormes abismos sociais, tais abismos colocam seres humanos iguais em situações diferentes: os ricos e os pobres. Esse conceito já se faz muito abrangente se observado por um caráter racial, onde temos uma maioria branca como parte do grupo rico, e uma maioria negra ou mestiça como parte do grupo pobre. Por falta de opção, e por falta de seus direitos que o governo nega, o pobre pode recorrer à marginalidade, gerando assim uma visão negativa perante a elite social, que não enxerga a realidade de pessoas que vivem uma “sub-vida”. Com isso, por se ver em ameaçados, certos jovens geralmente encaixados no grupo rico adotam essa ideologia racial por acharem que a culpa é toda e apenas da minoria negra. (tal fato não se encaixa para responder o ódio aos judeus, mas o capital é um forte motivo para o ódio à essa religião). O país precisaria rever sua forma de governo e seu lado político, para que a igualdade fosse prioridade e veementemente ensinada à todos, a fim de conscientizar todo cidadão brasileiro que todos têm seus direitos à serem respeitados, e suas obrigações a serem cumpridas. E, quando um sistema desse tipo vigorasse, ninguém mais precisaria se utilizar do ódio e do preconceito para justificar atos violentos, pois o Brasil seria comum e justo para todos, minimizando, senão extinguindo ideologias totalitárias de nosso país.

Faz-se necessária uma reavaliação de caráter social para tais ideologias não precisarem mais ser utilizadas. Na Alemanha pré-nazista, foi necessária apenas uma crise sócio-econômica para que tal ideologia fosse aceita e resultasse num atentado à humanidade. Devemos combater esse pensamento, antes que algum motivo semelhante ao dos antigos regimes totalitários dê força ao ódio e à violência.

Luccas M.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB