Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa, por Henrique Cortez

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

veneno

[EcoDebate] Já discuti este tema antes, mas, diante do continuado crime de nosso envenenamento alimentar, acho necessário retomar a discussão e atualizar as informações e referências.

A agricultura “tradicional” se orgulha de produzir alimentos mais do que suficiente para alimentar o planeta e a indústria química se orgulha de ter desenvolvido os insumos utilizados para isto.

Devemos nos perguntar qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos. Quem arca com as consequências e quem realmente paga por isto?

Não pretendo discutir o manejo do solo, a sua utilização intensiva e extensiva, a ponto do solo precisar de permanente aplicação de fertilizantes ou de que a produção animal seja um exemplo do horror da exploração desumana.

Prefiro falar do nosso longo e lento envenenamento diário. Prefiro discutir a comida que nos mata.

Há algum tempo assisti a um telejornal no qual um produtor de morangos, do interior de SP, declarou (devidamente protegido pelo anonimato) que não consumia o morango que produzia por causa dos agrotóxicos. Deste dia em diante passei a estar mais atento ao veneno na minha mesa.

Para colocar o tema em discussão, nem será preciso nada mais do que fazer um rápido e pequeno balanço do que já publicamos.

A intensa utilização de agrotóxicos na nossa agricultura foi claramente demonstrada no Censo Agropecuário 2006, confirmando que quase 80% de proprietários rurais usam agrotóxico.

Uma pesquisa da Fiocruz, em Pernambuco, identificou a presença de parasitos em 96,6% das amostras de alface coletadas em supermercados e feiras livres da cidade. E isto nas alfaces cultivadas pelo método tradicional, o orgânico e hidropônico.

No Japão, em setembro/2009, o arroz importado da China contaminado com pesticida e fungo levou ministro da agricultura a renunciar. Neste lamentável caso de ganância irresponsável (mais uma dentre tantas), o arroz foi importando para uso industrial, na produção de colas, mas funcionários da Mikasa Foods desviaram o lote para produção de comida, que contaminada por pesticida e fungo, foi servida em escolas, restaurantes, hospitais, lojas e lanchonetes.

O imenso volume de herbicidas aplicados no Brasil contaminam os solos, os mananciais e até mesmo o aqüífero Guarani. A contaminação dos mananciais e aqüíferos também chegará até nós pela água que bebemos e pelos produtos agrícolas irrigados com a água contaminada.

Um estudo, do U.S. Geological Survey, demonstrou que seis agrotóxicos persistentes foram encontrados nos poços em todo os EUA. Se esta tragédia tóxica acontece mesmo sob rígido controle, imaginem do lado de baixo do equador.

Um outro estudo nos EUA demonstrou a contaminação da água de poços domésticos, o que não deve ser muito diferente por aqui, principalmente nas zonas rurais, intensamente expostas pela aplicação dos agrotóxicos

Até mesmo os produtos orgânicos podem ser contaminados indiretamente, como é o caso dos antibióticos usados em animais e que são absorvidos pelas hortaliças cultivadas em solo adubado com resíduos animais. A agricultura orgânica é intensa utilizadora da adubação orgânica.

O abusivo uso de antibióticos levou a Coréia do Sul a rejeitar frango contaminado com antibióticos procedente do Brasil. Se isto acontece com o frango de exportação, o que acontecerá com o frango consumido por aqui mesmo?

O tema da contaminação por antibióticos foi muito bem discutido no artigo “Antibióticos, o mal que entra pela boca do homem”, de Ana Echevenguá.

Nem mesmo o mel está protegido de contaminação, como demonstrou a revista alemã Öko-TEST, de 02/01/2009, que, a partir de testes em laboratório, identificou umageneralizada contaminação do mel por transgênicos e agrotóxicos.

A contaminação das abelhas é um desastre global que ameaça a produção de alimentos. A segurança alimentar está ameaçada e a crise alimentar pode adquirir contornos ainda mais trágicos, se a maciça morte de colônias inteiras de abelhas continuar no ritmo atual. Sem este pequeno inseto polinizador os efeitos na produção agrícola podem ser devastadores.

Poucas pessoas sabem que as abelhas prestam serviços ambientais muito mais relevantes do que a mera produção de mel. As mais de 20 mil especies de abelhas polinizam a floração de, pelo menos, 90 culturas, tais como maçãs, nozes, abacates, soja, aspargos, brócolos, aipo, abóbora e pepino, laranjas, limões, pêssegos, kiwi, cerejas, morangos, melões, milho, etc.

Como já havia ocorrido com o tomate, a batata, o figo e o morango, também a uva recebe grandes doses de agrotóxicos. Uma pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o efeito de agrotóxicos em vinicultores do Rio Grande do Sul revelou altos índices de intoxicação.

Falando em uva, uma pesquisa comprovou que a exposição de ratas grávidas aofungicida vinclozolin provocou inflamação na próstata dos filhos quando adultos. Este é um fungicida muito utilizado em uvas.

Poucas pessoas percebem que estamos expostos a um coquetel de diversos agrotóxicos, que não são testados, em termos de segurança, para exposição associada.

O tema do envenenamento cotidiano foi debatido com clareza e precisão nos artigos “agrotóxicos: O holocausto está aqui, mas não o vêem”, de Graciela Cristina Gómez e “Agrotóxicos: poluição invisível”, de Márcia Pimenta.

Uma pesquisa norte-americana demonstrou que pesticidas comuns na agricultura comercial, que podem ‘atacar’ o sistema nervoso central dos salmões, tornam-se ainda mais mortais quando combinados com outros pesticidas.

Cientistas do NOAA Fisheries Service e da Washington State University esperavam entrar efeitos perigosos nos pesticidas acumulados na água, mas ficaram surpresos com a sinergia mortal de algumas combinações de pesticidas, mesmo quando combinados em níveis considerados baixos.

Resultado comparável foi obtido com a exposição de anfíbios e pesquisadores determinaram que mesmo baixas concentrações de pesticidas podem ser tóxicas quando vários produtos são misturados.

Se isto acontece com peixes e anfíbios, por que não com outros animais? Incluídos os humanos que são envenenados e com os desumanos que nos envenenam.

Também nos EUA, duas novas pesquisas, publicadas na edição online da revista Journal of Chromatography B, indicam que o leite nos EUA e Europa pode estar contaminado com estrogênios e com fármacos de uso veterinário.

A lista de acusações contra os agrotóxico é imensa. Sabemos, graças a pesquisas cientificas, que o pesticida Dieldrin é associado ao câncer de mama e que pesticidas podem afetar a fertilidade feminina. Os pesticidas, também, são relacionados a tumores cerebrais em mulheres.

Pesquisa da Fiocruz identificou que a exposição a agrotóxicos causa declínio no nascimento de homens em cidades do Paraná.

A intensa utilização de agrotóxicos no Brasil é ainda mais irresponsável do que nos EUA e na Europa. Um primeiro lugar porque, no Brasil, importamos agrotóxicos proibidos nos próprios países onde são produzidos.

E em segundo, porque um levantamento do Ministério da Agricultura detectou queagricultores estão utilizando agrotóxicos irregulares em pelo menos 61 hortaliças e frutas produzidas no Brasil. Os agrotóxicos registrados para o tomate, por exemplo, estão sendo utilizados para combater ervas daninhas e pragas da berinjela. A maior parte destes alimentos faz parte da dieta alimentar diária dos brasileiros.

Como se não bastasse a importação e utilização legal agrotóxicos proibidos nos próprios países onde são produzidos, ainda são utilizados agrotóxicos ilegais, contrabandeados e sem qualquer controle de toxidade, como noticiamos na matéria “O veneno à nossa mesa: Polícia Federal realiza operação de repressão ao contrabando de agrotóxicos ilegais”.

Para aumentar o caos venenoso, ainda há quem adultere a formulação de agrotóxicos autorizados, como ocorreu quando a fiscalização da Anvisa apreende 1 milhão de litros de agrotóxicos adulterados na Bayer.

Mas este foi apenas mais um caso, porque, em agosto/2009, a Anvisa já havia apreendido 950 mil litros de agrotóxicos adulterados e interditado a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Iharabras S.A Indústria Química, integrante de um conglomerado japonês.

Antes disso operação simultânea da Anvisa e Polícia Federal apreendeu 2,5 milhões de litros de agrotóxico adulterado e interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Milenia Agrociencias S/A, filial do grupo israelense Makhteshim Agan.

Observem, nestes três casos mais recentes, que não estamos falando de laboratórios clandestinos ou ‘empresas de garagem’, mas de grandes multinacionais. Por aí imaginem o que se produz e adultera em estabelecimentos clandestinos.

A Anvisa, em abril/2008, divulgou o resultado do monitoramento de agrotóxicos em alimentos. O tomate, o morango e a alface foram os alimentos que apresentaram os maiores números de amostras irregulares referentes aos resíduos de agrotóxicos, durante o ano de 2007. Os dois problemas detectados na análise das amostras foram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. Já a batata e a maçã tiveram redução no número de amostras com resíduos de agrotóxicos.

Fazendo um balanço deste criminoso e continuado envenenamento cotidiano uma excelente reportagem de Nilza Bellini, na Revista Problemas Brasileiros, nº 394, denunciou que o Brasil é campeão mundial de envenenamento e que os pesticidas intoxicam trabalhadores rurais e contaminam alimentos.

Bem, a lista de ‘desastres’ seria infinita e esta, creio, já é suficiente para uma rápida reflexão.

Aqui voltou à minha questão inicial: qual é o real custo social, ambiental e de saúde desta grande produção ‘aditivada’ com agroquímicos? Quem arca com as consequências e quem realmente paga por isto?

Pagamos, com nossa saúde e nossas vidas, mais este ‘subsidio’ aos que dizem alimentar o mundo.

Sinceramente, não me sinto grato pelo ‘imenso favor’ de nos alimentarem. Alimentam, é fato, mas colocam o veneno à nossa mesa.


Fonte: EcoDebate

15 comentários:

Anônimo disse...

I believe this is one of the most important information for me.
And i am glad studying your article. But want to commentary on few
common things, The site taste is perfect, the articles is actually great :
D. Just right task, cheers

Also visit my web site :: World Of Tanks Hack

26 de março de 2013 às 13:08
Anônimo disse...

Greetings! Very useful advice within this post! It is the
little changes that will make the most important changes.

Thanks for sharing!

Also visit my web-site: diaper rash home remedies

7 de abril de 2013 às 06:35
Anônimo disse...

It's really a great and useful piece of information. I am happy that you just shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

Here is my web page: 7Zip Download

1 de maio de 2013 às 16:17
Anônimo disse...

This post is worth everyone's attention. How can I find out more?

Feel free to surf to my web blog - Unknown

4 de maio de 2013 às 20:23
Anônimo disse...

you are really a excellent webmaster. The website loading pace is amazing.
It seems that you are doing any unique trick. Moreover, The contents are masterwork.

you have performed a fantastic task on this matter!

Feel free to visit my web page http://www.Dailystrength.Org/people/2887324/journal/6180860

5 de maio de 2013 às 00:25
Anônimo disse...

If some one needs to be updated with most recent technologies then
he must be go to see this web site and be up to date all the
time.

Feel free to surf to my weblog Unknown

5 de maio de 2013 às 07:56
Anônimo disse...

Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Safari.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I thought I'd post to
let you know. The design and style look great though!
Hope you get the problem resolved soon. Kudos

my web page Eco Sanctuary

24 de maio de 2013 às 17:31
Anônimo disse...

Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your content seem to be running off the screen in Safari.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I thought I'd
post to let you know. The design and style look great though!
Hope you get the problem resolved soon. Kudos

Feel free to surf to my website; Eco Sanctuary

24 de maio de 2013 às 17:31
Anônimo disse...

Hi there terrific website! Does running a blog similar to this require a massive amount work?
I have absolutely no expertise in coding but I had been hoping to start my own blog in
the near future. Anyhow, if you have any recommendations or tips
for new blog owners please share. I know this is off subject however I just wanted to ask.
Thanks!

My homepage: World of tanks hack

27 de maio de 2013 às 00:01
Anônimo disse...

Everything is very open with a very clear description of
the issues. It was definitely informative. Your
website is very useful. Many thanks for sharing!

Stop by my web-site ... The Interlace

27 de maio de 2013 às 09:48
Anônimo disse...

What's up, always i used to check webpage posts here in the early hours in the dawn, since i like to gain knowledge of more and more.

Also visit my webpage :: league Of legends hack

1 de junho de 2013 às 03:34
Anônimo disse...

Simply want to say your article is as astounding.

The clearness for your put up is simply cool and that i can assume
you are knowledgeable in this subject. Fine with your permission let
me to seize your RSS feed to keep updated with imminent post.
Thank you one million and please keep up the rewarding work.


Look at my blog :: World Of Tanks Hack

1 de junho de 2013 às 05:09
Anônimo disse...

Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
you make blogging look easy. The overall look of your web site is excellent, let alone the content!


Also visit my page - Dragon City Cheat Engine

2 de junho de 2013 às 18:41
Anônimo disse...

Hi there friends, its enormous piece of writing concerning cultureand fully
defined, keep it up all the time.

Look into my homepage ... Psn Code Generator

9 de junho de 2013 às 11:16
Anônimo disse...

I could not refrain from commenting. Very well written!


Here is my homepage: generateur de code psn

10 de junho de 2013 às 05:22

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB