Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Alimentação natural, consistente e saudável

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


Quando se fala em cannabis sativa no setor alimentício, estamos falando da sua semente. Na semente da cannabis não há THC. Entretanto, o que se encontra são substâncias extremamente saudáveis e até necessárias a nós humanos. A semente da cannabis é rica em proteínas e óleo, e neste último encontramos uma boa quantidade de ácidos graxos.

Ácidos graxos são considerados ácidos bons para o organismo, nutricionalmente essenciais, que não são produzidos naturalmente pelo corpo. Eles ajudam no metabolismo e estão associadados a redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Apesar de a semente da cannabis não ter tantas proteínas quanto a soja, ela possui uma gama de aminoácidos diferenciada que ajuda na digestão. O óleo da semente é também muito interessante, contendo aproximadamente 56% de Omega 6 (ácido linoléico), 20% de Omega 3 (ácido alfa linoléico) e 3% de ácido gamma-linoléico (AGL). O cânhamo é uma de duas plantas conhecidas por conter estes 3 nutrientes que são vitais às nossas vidas.

Quando comparado com a linhaça, que é comumente utilizada em cereais e ração humana, a semente de cânhamo apresenta vantagens, pois apesar de ambas conterem Omega 6 e Omega 3, a relação entre os dois que deve ser em media 4:1 (Omega 6:Omega 3), na linhaça encontramos 1:3 e na cannabis 3:1 além de possuir o ácido gamma-linoléico, sendo assim ela é uma semente perfeitamente balanceada.

Se você já ouviu falar em leite de soja, você não irá se impressionar que já existe leite de semente de cânhamo. A comercialização do leite de cânhamo é feita desde 2007 nos Estados Unidos, que importam sementes do Canadá, pela empresa Living Harvest, que também diz não estar satisfeita com a situação da proibição do cultivo da cannabis. Outra empresa norte-americana comercializa o que eles chamam de "hempzel" que nada mais é que um pretzel de cânhamo. No final de 2000 eles assinaram o termo que comprova que os seus produtos contem 0% de THC, confira a história da empresa.

As novidades com certeza não param por ai, após o leite de cânhamo, encontramos o achocolatado de cânhamo, barra de cereal, granola e muito mais por vir. Mais uma vez, não podemos cansar de falar, o Brasil está ficando para trás, e com certeza importará muitos produtos feitos a base de cânhamo antes mesmo de ter a chance de produzi-los em território nacional.

Para acessar a lista de matérias sobre as utilizações do cânhamo industrial acesse Opte pelo desenvolvimento sustentável, opte pelo cânhamo na indústria brasileira!.




0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB