Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Lugo reconhece lentidão em reforma agrária enquanto camponeses marcham sobre Assunção

quinta-feira, 25 de março de 2010

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, declarou hoje (24) que a reforma agrária em seu país é uma "dívida histórica" que o governo tem com os agricultores, enquanto milhares de trabalhadores rurais organizam uma marcha em Assunção para amanhã (25), para pressionar as autoridades a acelerar o processo de redistribuição de terras.

Em discurso durante cerimônia de início de construção de uma fazenda cooperativa, em Cambyretá (sul do país), Lugo disse que a reforma agrária está em andamento, mas "não no ritmo que desejávamos".
"Reconhecemos que as reivindicações dos camponeses são justas. A reforma agrária é uma dívida histórica com o campesinato paraguaio", disse o presidente, citado pelo jornal paraguaio Última Hora.

Andrés Cristaldo/Efe

A 17º marcha camponesa, a ser realizada nesta quinta-feira, é organizada pela Federação Nacional Camponesa, na capital do país. Entre as reivindicações do movimento, estão a implementação da reforma agrária, o apoio à produção nacional, o cumprimento das promessas eleitorais de Lugo e o combate à “sojização” da agricultura.

Para Lugo, nas primeiras edições do protesto, que é anual, a sociedade via os lavradores com desconfiança, medo e preconceito. “Mas a Federação Nacional Camponesa tem demonstrado ao longo destes 17 anos de marchas consecutivas em Assunção um alto senso cívico e de maturidade política”, disse ele, segundo a agência de notícias IP Paraguay.

Segundo a agência de notícias paraguaia Jakueke, o comandante da polícia nacional paraguaia, José Visitación Giménez, anunciou que colocará 1,5 mil homens à disposição para garantir a segurança da manifestação.

Para o agricultor Marcial Gómez, membro da Federação, o progresso do país depende da reforma agrária e do desenvolvimento da produção nacional.

Tempo ruim

Os organizadores afirmaram que, apesar das condições meteorológicas adversas que prejudicaram a agricultura do país nos últimos dias, esperam reunir "uma boa quantidade" de manifestantes.

De acordo com a Jakueke, os primeiros agricultores já estão chegando à concentração, no antigo Seminário Metropolitano de Assunção, de donde partirão para o congresso paraguaio, amanhã cedo.

As atividades paralelas à marcha, que acontecem desde hoje à tarde, incluem uma exposição fotográfica, palestras sobre a vida nos assentamentos e um debate sobre a reforma agrária.

fonte: OperaMundi

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB