Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Brasil não irá "se curvar" à posição anti-Irã, diz Amorim

quarta-feira, 3 de março de 2010

Hillary Clinton cumprimenta Celso Amorim em visita ao Palácio do Itamaraty, em Brasília Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Hillary Clinton cumprimenta Celso Amorim em visita ao Palácio do Itamaraty, em Brasília
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Opositor da posição dos Estados Unidos de tentar aplicar sanções ao governo do Irã por desenvolver um programa nuclear considerado duvidoso, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira que o Brasil não irá "se curvar" automaticamente à posição anti-Irã, hoje em maioria.

Porta-voz da posição brasileira de negociar para que os projetos nucleares do país islâmico possam ser atestados como 100% pacíficos, o chanceler brasileiro afirmou que, independentemente da formação de um possível consenso mundial em torno da aplicação de punições, a adoção de penalidades contra Teerã pode ser completamente contraproducente.

"Não se trata simplesmente de se curvar à opinião de um consenso que você pode simplesmente não concordar", disse Amorim. "Ainda há a possibilidade de tentar. Achamos que talvez valha a pena um esforço. O diretor da Agência Atômica vem ao Brasil e direi a ele para (...) ter um pouco de ar fresco nessa discussão", disse o ministro.

"Temos nossa visão de que sanções, de modo geral, têm efeitos contraproducentes. Não podemos simplesmente ser levados (a nos manifestar de uma forma porque) há um grupo pensando assim. Não se trata de o Brasil se recusar a se juntar a um consenso. As questões internacionais não são discutidas dessa maneira, por esse tipo de pressão. Pensamos com nossa própria cabeça", afirmou.

Ao lado da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, Amorim observou que não houve argumentos novos da Casa Branca em defesa da aplicação de sanções contra o Irã e disse acreditar que dificilmente Teerã se submeteria de imediato a uma penalidade imposta unilateralmente pelo Conselho de Segurança da ONU. "Nossa preocupação é que o Irã é um país grande, é um país complexo e que não vai, diferentemente de um pequeno país, se conformar com uma situação que totalmente seja imposta a ele", afirmou.

A resposta de Amorim contra a aplicação de sanções ao Irã ocorreu em oposição à defesa de Hillary Clinton sobre a fixação de penalidades como forma de garantir que o projeto iraniano sobre armas nucleares não seja utilizado com fim armamentista.

Após reunião com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, a secretária chegou a acusar o governo de Mahmoud Ahmadinejad de apresentar argumentos diversos a diferentes países como forma de os convencer a não endossar o pleito da Casa Branca em prol das futuras penas.


fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB