Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Os inúteis, os ricos e os servos

terça-feira, 9 de março de 2010



O futuro ninguém sabe como vai ser, tendência não é destino. Mas se fosse, poderíamos analisar o passado e o presente, e então extrapolar. E assim antever o futuro.


Quais são as tendências? Já faz um bom tempo que a sociedade mundial, em vez de se tornar mais igual, está se diferenciando. Os ricos estão ficando em menor quantidade e cada vez mais ricos. Os mais ou menos bem de vida, estão sendo jogados na pobreza, e os pobres ficando paupérrimos.
Atualmente já existem indivíduos que têm mais posses do que países inteiros, com milhões de habitantes. E a tendência é aumentar essa desigualdade.
Pelo modo como as coisas estão se encaminhado teremos mundialmente, em futuro não muito distante, três sociedades distintas: Os inúteis, os ricos e os servos.

Sociedade dos inúteis:
Imensa maioria, a quase totalidade da humanidade, nada possuirá de seu. Não terão emprego salário nem propriedade de onde possam tirar o seu sustento satisfatoriamente. Nem matéria prima ou recursos que possam trabalhar para sobreviver. Sua mão de obra, a única coisa que podem oferecer, nada vale.
Sem direitos e nem deveres também, nenhuma lei os protegerá e não serão obrigados a nada. Deles não se cobrará impostos, pois simplesmente não iriam pagar. Massa disforme, não serão registrados demograficamente. Ninguém saberá quem são ou quantos são. Seu controle será feito apenas por meio de câmeras satélites e helicópteros. Como se bichos fossem.

Não terão direito a saúde, água tratada, luz elétrica, moradia, educação, nada. Sem educação passarão a ser totalmente analfabetos e ignorantes. Sem dinheiro para comprar qualquer coisa, serão desimportantes economicamente. Nenhuma empresa, indústria agricultura ou serviços existirá para eles. Viverão bem pior que os bichos.
Os meios de comunicações não se interessarão por eles, já que não saberão ler e não têm dinheiro para comprar os produtos anunciados. Nem mesmo para comprar um televisor. E nem eletricidade para ligá-la.
Não precisarão ser doutrinados, deixaram de ser perigosos. Ideologias e direitos já não fazem mais sentido para eles, nem os preocupam, serão fracos e ignorantes. Nem saberão que existe outro modo de vida diferente da deles. Não se revoltarão.

Muitos dos que hoje ainda vivem razoavelmente bem, empregados ou com sua empresa, não conseguirão manter seu padrão vida, irão perder seus empregos ou empresas, e serão jogados nesta classe inferior. A classe média atual, quase toda ela deixará de existir, farão parte dos inúteis excluídos. Em uma geração, nem lembrarão mais, que outro mundo era possível.
Poderão brigar e matar-se, uns aos outros, ninguém se importará. Matá-los não vai ser crime nem ilegal, e quem quiser pode fazê-lo, o quanto quiser. Quem desejar poderá fazer deles escravos, se quiser, sem absolutamente nenhuma obrigação.

Hoje, já existe um bilhão de pessoas nesta situação. Carrinheiros, sem terra, sem teto, sem instrução, favelados, desempregados, doentes e incapacitados.
Atualmente o mundo ainda finge serem exceções, pessoas com direitos, mas injustiçadas pela sociedade. Com o aumentar dessa classe vai cessar o fingimento e eles deixarão de ser gente totalmente. Não farão parte, nem mais das estatísticas. Como na verdade já está acontecendo.

Ocuparão as áreas degradadas, exauridas, poluídas, insalubres e os espaços abandonados nas cidades e no campo. Espaços outrora valorizados, mas que já não servem para mais nada. Já não existe mercado para o que neles se produzia. Outrora destinado para ser consumido também pelas grandes multidões que ainda tinham algum poder aquisitivo.

Grande parte perecerá por não saber mais como se vive da terra diretamente. E os que ainda sabem não conseguirão, por causa das condições adversas, que terão que enfrentar.
Bilhões morrerão rapidamente, como moscas. De frio sede fome e doenças. O objetivo é mesmo que desapareçam, são inúteis.

Sociedade dos ricos:
Reduzidíssima quantidade de pessoas, elite mundial, a nata da civilização. Terão tudo como jamais se viu em toda a história da humanidade. Pois que, para eles, estarão disponíveis todos os recursos que antes eram disputados e consumidos também pela classe média e classe baixa. Que já não podem comprar mais nada.
Existirão luxo e fartura nunca imaginados, resultado de proficiente tecnologia, destinada exclusivamente para atender as necessidades e luxo dos ricos. Pertencerá a eles tudo que existe de valor sobre a face do planeta. Suas valiosas propriedades estarão cercadas e extremamente bem protegidas. Desfrutarão com total segurança todos os lugares mais aprazíveis que se possa imaginar.
Serão solidários, não disputarão entre si as riquezas. Não irão competir uns com os outros, pois isso só iria destruir a sua privilegiada sociedade. Farão controle de sua reduzida população. De modo que permaneçam sempre, poucos e riquíssimos.
Ínfima porcentagem da população mundial, e assim, por muito e muito tempo, recursos de todos os tipos não ficarão escassos nem se esgotarão. Apesar de esbanjarem e gastarem perdulariamente.
Terão sob seu comando exclusivo as mais poderosas terríveis e mortíferas armas. De modo que nunca suas riquezas e propriedades venham a ser disputadas. A seu dispor estará o mais eficiente sistema de segurança controle e vigilância que se possa imaginar.
Não tanto para se proteger dos inúteis, que são inofensivos. Mas, principalmente, para controlar os servos, que trabalham para os ricos. Estes sim, potencialmente perigosos.

Sociedade dos servos:
Será mais numerosa que a sociedade dos ricos. É a sociedade que proverá aos ricos as suas riquezas e o seu bem estar material e lazer. Estudados, inteligentes, gênios intelectuais e trabalhadores dedicados, produzirão tudo que os ricos desejam e precisam. Na melhor das qualidades.
Selecionados entre os melhores, serão educados desde pequenos para adquirir os conhecimentos necessários, e saberão desempenhar a sua função com esmero e dedicação. Bem recompensados, sua vida será infinitamente mais agradável que a dos inúteis.
Mas nunca lhes será permitido acumular riquezas ou poder. Nunca terão a liberdade para ser tornar verdadeiramente ricos. Nunca lhes será permitido acessar o armamento e o sistema de vigilância que eles mesmos criaram e produziram para os ricos.

Pelo menor motivo serão castigados severamente. Seja por insubordinação, seja por incompetência, seja por falta de dedicação. Castigo que consiste principalmente na perda dos seus privilegiados empregos. Quando então serão jogados na sociedade dos inúteis. A pior coisa que lhes pode acontecer.
Ou pena de morte. Que vai ser sempre o caso dos revoltosos, para que suas idéias não contaminem outros servos, e nem mesmo os inúteis.
Os servos estudarão nas melhores escolas, terão primorosa educação e competirão ferrenhamente pelo enorme privilégio de trabalhar para os ricos. Pois isso significa bem estar. E reduz a possibilidade de ser despejado na sociedade dos inúteis.

É o que vai ser o nosso porvir, se as coisas continuarem como estão acontecendo. Três sociedades: Inúteis, ricos e servos. E certamente tem gente trabalhando bastante, para que isso se torne realidade.
Os inúteis desaparecerão, quase todos, rapidamente. A população mundial vai reduzir-se drasticamente. E com isso, a vida humana na Terra continuará ainda, por muito tempo.
Não haverá mais escassez de recursos, problemas com dejetos, poluição e nem falta de energia. A humanidade terá conquistado então, o apogeu civilizatório. Na opinião dos ricos.
Até que finalmente, também para eles, faltem os recursos.



Mídia Independente

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB