Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Unesco: Cuba é o melhor país da América Latina em relação a educação

terça-feira, 6 de abril de 2010

De acordo com relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Cuba é, entre todos os países da América Latina, o que melhor cumpre as metas sobre acesso e qualidade de ensino estabelecidas pela entidade. Numa lista de 128 países, a ilha está em 14º lugar, à frente de países ricos como Espanha (17º), Suíça (20º) e Bélgica (23º).



“Estudantes do ensino básico em Cuba tiveram um desempenho extremamente bom”, diz o relatório. Em Cuba, 85% dos alunos têm habilidade de leitura considerada além do básico e mais de 40% alcançaram o nível mais alto.



Estudantes Cubanos



Na América Latina, além de Cuba, Argentina (38º), Uruguai (39º) e Venezuela (59º) também obtiveram bons resultados e estão perto de alcançar o grau de “educação para todos”, ou seja, em que 100% dos alunos concluem o ensino básico.



Situação bem diferente é a do Brasil, que está em 88º lugar, posição considerada intermediária pela Unesco. De acordo com o relatório, os problemas da educação no país estão relacionados principalmente à alta taxa de repetência e ao baixo índice de conclusão da educação básica. Segundo relatório de 2007 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), do MEC, 4,8% dos alunos brasileiros abandonaram o ensino fundamental. Somente na Paraíba, todos os dias 395 crianças abandonam a escola, fazendo do Estado o segundo do país em evasão escolar no ensino fundamental (11,5%).



Quando se trata do ensino médio, a taxa de evasão nacional sobe para 13,2%. Questões como a necessidade de ajudar os pais em casa ou no trabalho, a exploração do trabalho infantil, a falta de interesse de ir à escola e o fato de no Brasil o sistema capitalista continuar existindo são os motivos principais para a existência desses números em nosso país.



Estudantes Cubanos



Crise financeira mundial afeta acesso à educação



Ainda segundo o documento, a crise financeira mundial tem afetado os esforços para ampliar o acesso à educação em diversos países. O relatório estima que será preciso suprir um déficit de 16 bilhões de dólares anuais para que seja possível atingir a universalização do ensino fundamental no mundo até 2015.



“A principal mensagem é a de que a educação está em risco, e que toda uma geração será perdida porque a interrupção dos recursos financeiros que são necessários para a educação está aumentando, especialmente com a crise”, declarou a diretora da Unesco, Irina Bokova, quase na mesma hora em que o governo dos Estados Unidos anunciava para 2011 o novo orçamento militar norte-americano de US$ 708 bilhões, valor mais que suficiente para acabar com o analfabetismo no mundo e garantir educação de qualidade para todas as crianças do planeta.


fonte: A verdade

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB