Manifestantes contrários ao atual governo tailandês, denominados “camisas vermelhas”, enfrentaram as forças de segurança em Bangcoc nesta sexta-feira (09/04), em protesto que foi reprimido com gás lacrimogêneo, e invadiram o prédio de um canal de TV que tinha sido fechado por ordem do governo ontem.
Cerca de 12 mil seguidores da Frente Unida pela Democracia e Contra a Ditadura enfrentaram aproximadamente sete mil policiais e militares desdobrados para proteger o recinto.
Udo Weitz
Antes do incidente, o vice-primeiro-ministro tailandês, Suthep Thaugsuban, tinha informado aos "camisas vermelhas" que eles não tinham sido autorizados a entrar no prédio do canal.
Os “camisas-vermelhas” – em sua maioria simpatizantes do ex-premiê deposto Thaksin Shinawatra - exigem que o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva renuncie ao cargo e convoque eleições, alegando que seu governo é ilegítimo.
Há dois dias rege em Bangcoc o estado de exceção, que permite ao Exército assumir o controle da segurança, declarar toque de recolher e dissolver qualquer reunião, entre outras disposições.
fonte: Opera Mundi
0 comentários:
Postar um comentário