Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

É Tudo Verdade completa 15 anos com dez dias de documentários

sábado, 10 de abril de 2010

O maior festival de documentários da América Latina, É Tudo Verdade, começa nesta quinta-feira (8/4) em São Paulo e nesta sexta no Rio. Em sua 15ª edição, serão exibidos 71 documentários, de 27 países. Dezoito filmes são inéditos.


Neste ano, a abertura do evento em São Paulo ficará por conta do filme de Renato Terra e Ricardo Calil,Uma Noite em 67, que conta a história do festival de música da Record em que foram apresentadas as músicas Roda Viva, de Chico Buarque, Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, e Domingo no Parque, de Gilberto Gil.


Já no Rio de Janeiro, Segredos da Tribo, novo trabalho de José Padilha (diretor de Garapa e Tropa de Elite), que critica a atuação de cientistas europeus e norte-americanos junto aos ianomâmis da Venezuela nos anos 1960 e 1970, dará a largada inicial.


Entre os internacionais, os mais esperados são o documentário indicado ao Oscar O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e o filme Documentos do Pentágono, que conta a história de um ex-funcionário do governo norte-americano que divulgou documentos secretos para a imprensa. Também será exibido Capitalismo: Uma História de Amor, do sarcástico Michael Moore. Moore desta vez aborda a crise econômica de 2008.


O festival, além de premiar os melhores documentários nas categorias internacional e brasileiro, longa, média e curta metragem, abre espaço para mostras paralelas de programas especiais de televisão e uma retrospectiva com filmes de edições anteriores, na qual serão exibidos filmes do francês Alain Cavalier e de Benedito Junqueira Duarte, homenageados desta edição.


Representado pela Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, o cinema latino-americano também tem espaço especial na agenda do evento. A mostra Foco Latino-Americano é exclusiva para produções da região e exibe experiências sobre as mais variadas temáticas.


Enquanto o diretor Cristián Leighton destrincha a vida da cineasta japonesa Naomi Kawase em Kawase-San, o colombiano A Casa e o peruano Meu Terreno contam o drama de famílias que vivem com dificuldades na periferia de Bogotá e em Mullacas, região rural do sul do Peru, respectivamente.


Quarto e último participante da mostra latino-americana, o documentário De Volta à Vida, do diretor mexicano Carlos Hagerman, relata por meio de depoimentos de amigos e filhos a história de Hilário Martinez, um nadador e pescador de Acapulco conhecido como "Cachorrão", que participou da captura de um tubarão nos anos 70.


A 10ª Conferência Internacional do Documentário, também parte do programa do evento, que neste ano tem como tema "Filme Vira Filme", discute o documentário desenvolvido a partir de imagens (e sons) de arquivo que, revisitados através da montagem, criam novos significados.


Durante três dias, pesquisadores e realizadores vão participar de mesas de debate para promover uma reflexão sobre como reconstruir a memória em um novo contexto espaço-temporal sem perder sua função histórica.
No dia 15 de abril, as 14h30, a discussão será focada no cenário latino-americano. O universo dos documentários de arquivo da região será analisado pelo professor da New York University e do Centro de Capacitación Cinematográfica do México, Gregorio Carlos Rocha Valverde, e pela diretora e roteirista Susana Foxley Tapia. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento.

O festival É Tudo Verdade segue até o dia 18 de abril nas duas cidades e posteriormente ganhará versão itinerante em demais regiões ainda não divulgadas. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados nos locais de exibição dos filmes com antecedência. (Thaís Romanelli)


fonte: Opera Mundi

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB