Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

"Querem fazer da Grécia um tubo de ensaio"

domingo, 23 de maio de 2010

Quinta greve geral realizada este ano paralisa o país. Mais de 20 mil manifestam-se em Atenas e denunciam que o plano de austeridade vai agravar o desemprego, que já está em 12%. No dia em que a Grécia realiza mais uma greve geral, Stathis Kouvélakis, professor grego de filosofia política, alerta para que este país é o elo mais fraco, porque o seu capitalismo é mais frágil, mas também destaca que é na Grécia que o nível de resistência social é maior. A matéria é do Esquerda.Net

Mais de 20 mil pessoas manifestaram-se esta quinta-feira diante do Parlamento grego em Atenas para protestar contra o plano de austeridade do governo, durante a quinta greve geral realizada este ano no país.

"Ladrões! Ladrões!", gritavam os manifestantes, segundo a agência de notícias AP. Os transportes públicos, paralisados pela greve, funcionaram para levar os manifestantes ao centro da cidade. A polícia prendeu 36 pessoas.

A greve fechou escolas, paralisou os transportes públicos e os ferries que fazem os trajectos inter-ilhas, e deixou os hospitais apenas com os serviços de urgência. A Acrópole e outros monumentos turísticos também fecharam.

Spyros Papaspyros, líder do sindicato dos funcionários públicos Adedi, disse que os trabalhadores de mais baixos rendimentos são os mais prejudicados pelas medidas do governo.

O governo do Partido Socialista (Pasok) pretende poupar 30 bilhões de euros em três anos, como contrapartida do empréstimo que recebeu da União Européia e do FMI. Os sindicatos rejeitam as medidas "extremas que afectam os trabalhadores, os reformados e em especial a nova geração" e denunciam que o plano de austeridade vai agravar o desemprego, que já está em 12%.

No dia em que a Grécia realiza mais uma greve geral, Stathis Kouvélakis, professor grego de filosofia política, alerta para que este país é o elo mais fraco, porque o seu capitalismo é mais frágil, mas também destaca que é na Grécia que o nível de resistência social é maior. Veja a entrevista:





Fonte: CartaMaior


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB