Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Oferece-se recompensa pela prisão de Blair

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O colunista britânico George Monbiot lançou um fundo de recompensa para incentivar os cidadãos que tentem prender Blair por ter lançado uma guerra ilegal.

Monbiot, que assina uma coluna regular no diário Guardian, ofereceu as primeiras cem libras e o montante dos donativos para este fundo já ascendem a quase 10 mil libras. Monbiot foi obrigado a suspender a recolha de fundos após o sistema de pagamentos electrónicos Paypal ter decidido cortar o serviço, dissociando-se da campanha. Em breve haverá um número de conta para transferências bancárias.



As regras para obter a recompensa estão bem explicadas no site Arrestblair.org. A tentativa de "ordem de prisão cidadã" deve ser efectuada de forma não-violenta e não pode causar danos físicos quer a Tony Blair quer a terceiros e deve ser noticiada por um meio de comunicação social, "para assegurar que a tentativa de prisão teve consequências políticas". Se cumprir estes requisitos, o cidadão em causa terá direito a um quarto do total do "bolo" recolhido.

A acção promovida por Monbiot decorre das revelações feitas ao longo dos últimos anos sobre o conhecimento atempado de Downing Street e o apoio dado a Bush para desencadear a invasão do Iraque, procurando depois justificá-la junto da opinião pública mundial e da ONU, recorrendo a provas forjadas.

"Sem justificação legal, a guerra com o Iraque foi um acto de assassínio em massa, cometido por aqueles que a desencadearam. Tony Blair e George W. Bush devem ir a julgamento por terem cometido o crime supremo a nível internacional", lê-se no site que junta as provas conhecidas que sustentariam uma acusação em tribunal.

Esta iniciativa tem o propósito assumido de encorajar várias tentativas de prisão de Blair para com isso conseguir que os crimes do Iraque não caiam no esquecimento e mostrar que "apesar dos pedidos de Blair para que as pessoas 'virem a página' do Iraque, o assassínio em massa por ele cometido não será esquecido".


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB