Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Tweets solidários. A luta por um mundo virtualmente melhor.

terça-feira, 15 de março de 2011

            A nova tragédia do Japão é chocante. É difícil levar as imagens a sério. Parece mentira. Existe algo no meu subconsciente que me diz : “Foda, mas só são imagens, não está acontecendo mesmo”.
            É apenas a Natureza mostrando quem manda. A humanidade cresce, destrói, constrói. A Natureza anarquiza, manda tudo pro saco num piscar de olhos. Eu não sinto dó. Eles não merecem essa tragédia, óbvio. Mas dó é um sentimento muito feio. Dó é egoísmo.
            Eu entro no twitter e vejo pessoas falando sobre o Japão. Como eles estão sofrendo e são coitados por isso. As pessoas acham que estão fazendo o papel de solidariedade delas através de redes sociais. Essa é a simples confusão que fazem entre satisfação de dó e solidariedade. Assim como acontece no Natal, assim como aconteceu com o Rio.
            Talvez elas estejam pensando que seus seguidores vão te achar mais legal por você twittar pelo Japão. Vamos todos twitar juntos, e vamos fazer do mundo um lugar melhor para viver! Me lembra daquela música do Sapo Banjo: Ei, mendigo virtual, onde está sua vida real?
            Quem se importa de verdade, quem é realmente solidário, não faz com que a solidariedade seja sobre o Japão, ou sobre o Rio. O Japão se fudeu, e você se manifestou, o Rio se fudeu e você se manifestou, mas tem gente se fudendo o dia inteiro, a vida inteira, e você nunca fez nada. Se seu manifesto é através do twitter, você deveria twitar todos os dias pelos que sofrem.
            Não existem pessoas solidárias. Essas pessoas do twitter estão apenas tentando conseguir retweets, eles querem mais seguidores, querem agradar aos que já tem.
            Então, não me venha dizer que se importa, porque você ta falando merda.
            Mas não tem problema, tá tudo certo. Hoje comprei um travesseiro da Nasa, confortável demais. Vou fazer uma oração antes de dormir. Não sei se adianta, mas vou ficar esperando Deus resolver nossos problemas.

            

2 comentários:

Paulo Souza disse...

Tava pensando sobre isso hoje, li uma frase do Dalai Lama em que ele diz que devemos ajudar os outros não apenas pela oração mas também em nosso cotidiano. Isso me fez lembrar da enxurrada de tweets e pessoas no tumblr falando que deveríamos rezar pelo Japão, não condeno a atitude, afinal se você tem fé de que dessa forma você pode ajudar eles tudo bem. Mas isso não é o suficiente, uma tragédia ocorre todo dia quando vemos um mendigo pedir esmola, quando vemos crianças fazendo malabares no farol, quando vemos dois pequenos irmãos abraçados baforando cola. O nosso cotidiano é repleto de tragédias, e além das pessoas não fazerem nada para mudar isso, elas fazem pior, nem ao menos se solidarizam com a situação. Pensam "Isso jamais ocorreria comigo", realmente, é bem mais fácil acreditar que uma tragédia natural ocorra do que você atingir o fundo do poço da sociedade. Então continuemos rezando por aqueles vítimas de uma fatalidade, sem nos mover em direção à correção da sociedade.

16 de março de 2011 às 12:24
Luccas M. disse...

A maioria das pessoas enxerga as tragédias como se fosse algo que ocorre num espaço longínquo. Enxergam desastres naturais na Ásia, violência no Oriente Médio e fome na África, mas não se dão conta que presenciamos uma mescla de todas essas injustiças diariamente ao sairmos na rua. A degradação da biosfera brasileira, a violência causadas pelos marginalizados pela sociedade e a própria violência policial, e a miséria que atinge milhões de lares em nosso país.
Basta abrir os olhos para ver que não são pequenas áreas do planeta que têm problemas, e sim todo o globo que sofre um declínio gradativo e acelerado graças à ganância humana.

16 de março de 2011 às 21:43

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB