Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Banksy, revolução em forma de grafite.

sábado, 5 de março de 2011



Um exemplo dado em quadrinhos feito pelo grafiteiro britânico Banksy, de como os trabalhadores asiáticos sao superexplorados e como são expostos a condições vergonhosas. Banksy é grafiteiro desde 1980, e traz consigo temas de denuncia social, e propõe formas de se colocar contra o capitalismo, como diz em seu livro Wall and Piece: "Não podemos fazer nada para mudar o mundo até que o capitalismo desmorone. O consolo é fazer compras". Há também seu documentário feito recentemente: "Exit Through the Gift Shop". Não há muito do que se falar do artista, pois ele mantém sua identidade oculta, por motivos que nem mesmo a impressa sabe. Ele espalha suas obras por todo o mundo, ate mesmo no muro que separa a Palestina de Israel, pintando uma perspectiva de um mundo perfeito do outro lado do muro; mas suas ideias nao se resultam somente em pintura e sim atos, em 2006, Banksy entra na Disneylândia, burlando a segurança e colocando um boneco inflável vestido com o uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo no parque.
Esses exemplos fazem parte de muitos outros que ele espalha por mundo afora e disseminando suas ideias. Há uma interessante reportagem do artista no site da revista superinteressante feito por Marcos Nogueira:

AQUELE ABRAÇO
O grafite da menina abraçando um míssil é um dos trabalhos mais conhecidos de Banksy, que é avesso a aparecer em público (para evitar ser preso, segundo ele mesmo). Até o nome do artista é um mistério: alguns dizem que é Robert Banks; outros, mais amigos de um bom trocadilho, preferem a forma Robin Banks (que em inglês soa como “roubando bancos”).

MURO DA IRONIA
Banksy diz que começou aos 14 anos, como um reles pichador. Em 2005, ele levou suas latas de tinta e sua ironia para o muro erguido por Israel para isolar a Cisjordânia. “Todo grafiteiro precisa fazer uma peregrinação ao maior muro do mundo em algum momento de sua vida”, afirmou à revista inglesa Zoo.

GUERRILHEIRO, MAS NEM TANTO
Banksy criou para si mesmo a imagem de um artista antiguerra e contrário ao sistema capitalista. Mas o caráter marginal de seu trabalho não exclui mostras em galerias finas e contratos de publicação de livros. Só as obras compradas por celebridades lhe renderam o equivalente a R$ 12 milhões.

PASSADO OBSCURO
Na adolescência, Banksy teria sido expulso da escola e passado uma temporada na cadeia. Isso é o que ele diz. Na única vez em que um jornalista o entrevistou pessoalmente, o repórter do The Guardian lhe perguntou: “Como posso saber se você é Banksy?” A resposta do entrevistado: “Você não tem garantia alguma”.

INSPIRAÇÃO POLICIAL
A polícia que persegue Banksy é um tema recorrente de seu trabalho. Ele diz que, aos 18 anos, quase foi pego enquanto grafitava um vagão de trem. A pichação ficou inacabada e Banksy, para agilizar o serviço, teve a idéia de trabalhar com estêncil – molde vazado com a figura a ser pintada.

RUPESTRE DE ARAQUE
Uma das pegadinhas freqüentes de Banksy é deixar, clandestinamente, obras suas em galerias e museus. Esta peça, chamada Homem Primitivo Vai ao Mercado, fez tanto sucesso que acabou sendo incorporada ao acervo do Museu Britânico, em Londres, que tem uma das maiores coleções de relíquias arqueológicas.

CACHORRA
Paris Hilton também foi vítima do artista: ele invadiu lojas para trocar cds autênticos por outros “banksyzados”.

ESGOTO
“Se você é sujo, insignificante e mal-amado, ratos são o modelo perfeito para você”, diz Banksy no livro Wall and Piece.

ONDE ESTÁ JACKO?
Banksy avacalha obras célebres e cenas de fábulas, como João e Maria na casa de doces da bruxa má.

É O BICHO
Seja para passar mensagens de protesto ou simplesmente criar uma cena bizarra, Banksy adora pintar animais.
Site de Banksy: http://www.banksy.co.uk

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB