Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

O coração do jovem idealista

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dizem que com o passar dos anos todas aquelas ideias revolucionarias e todo o sentimento de justiça que carregam os jovens no peito passa a se apagar. Se isso é verdade ou não eu não sei, só sei que até agora vivenciei o contrário.

Enquanto estudo e me aprofundo em teorias político-econômicas na faculdade, meu sentimento de que o certo esta muito longe do que vivemos e que uma mudança radical é necessária só aumenta. Sempre evitei ser taxado de marxista, comunista ou qualquer derivado, mas devo confessar que quanto mais eu aprendo a respeito do filosofo Karl Marx, mas eu me apaixono por suas ideias, não no sentido de que tudo o que ele disse deve ser decretado como lei, e sim na maneira como ele desmontou todo o sistema capitalista e, a sociedade em geral, em sua teoria.

Sempre fugi dessas conotações, por diversas razões, mas a principal é o sentido pejorativo que tem hoje a palavra comunista. Infelizmente a história não faz jus ao pensamento de Karl Marx que, assim como a sociedade liberal pensada por outros, nunca foi realmente implementado.

Enfim, voltando ao foco do texto, não desejo ser hipócrita Quando leio pensadores como Karl Marx, Rousseau, ou até mesmo alguns liberais, tenho o sentimento e a esperança de que tudo isso que foi teorizado poderia ser colocado em prática, e com o tempo esse sentimento só aumenta. Porém o que me desanima, a única coisa que me desilude, são os homens. A sociedade alienada chegou a um ponto em que verdades e mentiras se confundem, onde o conformismo prevalece e tentam apagar a chama do coração revolucionário antes mesmo que ela acenda.

Por isso eu continuo perseverante, não pelos homens que se curvam facilmente perante seu carrasco, mas por saber que ao deixar de lado minhas aspirações por mudanças estarei eu também me juntando ao rebanho, e isso eu jamais ousarei fazer.



Paulo Souza, 08/11/2010


0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB