Ecodebate

Ecodebate
Agroquímicos: Os venenos continuam à nossa mesa

Música

Música
Kansas - Dust in the Wind

Reflexão...

Reflexão...
César Chávez

Filme

Filme
Waiting for Superman

Roupas de fibra de cânhamo pelo meio-ambiente e pela nossa saúde

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uma das utilidades da fibra do cânhamo é no setor têxtil. Com a fibra natural mais longa e mais durável existente, o cânhamo é uma ótima alternativa na produção de roupas pois não degrada com o tempo, podendo ser lavada e mantendo-se nova. Afirma-se que quanto mais usada, mais confortável a roupa feita de cânhamo industrial fica.

O tecido do cânhamo absorve o calor, comprovando o seu conforto e bem-estar tanto em roupas para vestimenta quanto em roupas de cama. Roupas feitas de algodão duram anos menos que roupas feitas de cânhamo devido aos fatores citados acima, como a durabilidade da fibra. A roupa de cânhamo se adapta ao ambiente, por exemplo, quando está mais frio, o ar que fica preso nas suas fibras é esquentado pelo calor do corpo, mantendo a roupa quente.

Empresas no exterior já fazem uso da fibra do cânhamo, e esta tendência já está sendo seguida por diversos países, os Estados Unidos, percursores da repressão desde o início, hoje esbanjam do direito de produzir roupas e outros produtos derivados do cânhamo e antes que qualquer empresa brasileira tenha a chance de se adaptar a nova tendência, produtos já estão sendo importados para o Brasil, como o lançamento do Adidas Hemp e a linha de calçados da Osklen.

Mais uma vez o Brasil está ficando para trás, com a China sendo a maior exportadora de produtos derivados do cânhamo, entre diversos outros países. A pressão vem de todos os lados, e o Brasil próspero e progressista fica para trás. No exterior, a fibra de cânhamo já ficou conhecida como a "super-fibra" e já é usada por diversas empresas de peso como: Calvin Klein, Ralph Lauren, Giorgio Armani e The Body Shop.

O meio-ambiente agradeceria se a produção do cânhamo fosse legal no Brasil, visto que a cannabis sativa – planta de onde a fibra do cânhamo é retirada - é uma planta muito versátil, requer praticamente 0% de agrotóxicos, enquanto que mais de 25% dos pesticidas usados no mundo são usados na produção do cóton. A produção de cânhamo é tão rápida que em 4 meses a planta atinge de 1,80m a 3,60m produzindo uma media de 3 a 6 toneladas de fibra seca por hectare.

Muitos pesticidas usados na produção de cóton são considerados cancerígenos aos humanos. Em torno de 150g de pesticidas são necessários para produzir uma camiseta de cóton. Na busca de fatos, mencionamos os 250 mil peixes que morreram depois de uma enxente nos Estados Unidos em 1995, devido ao excessivo uso de pesticidas que deixaram vestígios no solo, e ainda assim nada é feito para melhorar.

Para acessar a lista de matérias sobre as utilizações do cânhamo industrial acesse Opte pelo desenvolvimento sustentável, opte pelo cânhamo na indústria brasileira!.


Fonte: Cabeça Ativa

1 comentários:

Parrudo disse...

Se as pessoas pelo menos tivessem a disponibilidade de estudar o que elas tanto criticam, a produção de cânhamo já seria uma realidade por todo mundo.

16 de fevereiro de 2011 às 14:40

Postar um comentário

 

2009 ·Axis of Justice by TNB