O Cinema Nosso tem o orgulho de apresentar, no dia 06 de maio (quinta-feira), às 19h, no Cine Odeon BR, a Produtora Escola Cinema Nosso, que irá mostrar ao público convidado a pré-estreia das suas quatro obras cinematográficas e das demais produções audiovisuais realizadas ao longo deste primeiro ano de sua existência.
Na telona do Cine Odeon BR, um dos maiores patrimônios culturais do Rio de Janeiro, serão exibidos os filmes “Feliz Páscoa”, “Amanhecer”, “Tá Bom Aí?” e “Família Vegan”, primeiro episódio da série de animação. A concepção das ideias das quatro obras cinematográficas foi totalmente realizada pelos próprios alunos da Produtora Escola Cinema Nosso.
Além dos filmes, também serão apresentados os trabalhos da turma de Videografismo da Produtora-Escola: as vinhetas de abertura do programa “Espelho”, apresentado por Lázaro Ramos no Canal Brasil, e da Mostra Geração do Festival do Rio 2009, além dos créditos do documentário “Luto Como Mãe” (2009), do diretor Luis Carlos Nascimento.
Filmes
“Feliz Páscoa” – teve direção e roteiro assinados pelo aluno André Tavares, e contou com a colaboração da cineasta Kátia Lund (“Cidade de Deus”, “Crianças Invisíveis”). O filme é um curta-metragem que mostra uma família da classe média carioca aparentemente normal, cujos pais escondem da filha pequena o fato de traficarem drogas sintéticas. O elenco é composto pelos atores Gilberto Hernandes, Flávia Coutinho e a protagonista Júlia Klein.
“Amanhecer” – é outro curta-metragem que narra o momento crucial em que um jovem revela ao pai que é homossexual. A direção é assinada pela aluna Mariana Campos e conta com a colaboração do diretor Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “Jardineiro Fiel”, “Ensaio Sobre a Cegueira”). O filme mistura elementos de ficção com documentário, quando mostra um bate papo informal entre jovens que contam como foram suas experiências reais de revelar a homossexualidade. O elenco é composto pelo ator Milton Gonçalves e o protagonista Ricardo Fernandes.
“Tá Bom Aí?” – é o primeiro documentário da Produtora Escola. Dirigido pela aluna Tamiris Lourenço, o filme contou com a ajuda do diretor Roberto Berliner (“Herbet de Perto”, “A Pessoa É Para O Que Nasce”) e aborda os hábitos alimentares de algumas famílias do subúrbio carioca, hábitos estes que privilegiam mais a economia doméstica do que a própria saúde.
“Família Vegan” – é uma série de animação infantil, dirigido pela educadora do Cinema Nosso e do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Ana Rita Nemer, e animada pelos alunos da Produtora Escola, Pedro Ryan e Christian Proença. Com roteiro redigido pelo aluno André Tavares, a história apresenta uma família com hábitos peculiares aos costumes onívoros da sociedade: os vegans não se alimentam de qualquer tipo de carne nem consomem produtos de origem animal.
Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma organização social, cuja missão institucional é ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares através da linguagem audiovisual.
Oferecemos cursos em diversas linguagens e tecnologias associadas à produção audiovisual (cinema e animação) para adolescentes e jovens e estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo, e Grande Rio.
Nossa metodologia está focada no fortalecimento da capacidade de comunicação de nossos alunos. Pretendemos que ao final dos cursos eles tenham conhecimento necessário para expressar com clareza e força suas próprias ideias.
Estamos situados na Rua do Resende, 80, Lapa, Rio de Janeiro, e oferecemos regularmente oficinas que abordam as mais diversas técnicas e teorias cinematográficas, sempre de forma gratuita e focada para o público jovem.
Nosso espaço comporta ainda uma sala de cinema com 57 lugares, onde semanalmente são exibidos filmes independentes e fora do circuito comercial. Além disso, é um espaço onde acontecem encontros de cineclubes, como o Cine Vegan e o Cineclube Cinema Nosso. Sempre após as sessões, há debates sobre os filmes exibidos, proporcionando uma excelente interação cultural entre os espectadores.
Conheça o Cinema Nosso: www.cinemanosso.org.br
Serviço:
0 comentários:
Postar um comentário